quarta-feira, 11 de julho de 2012

Design - Definição



O design de interiores, é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.).

Sala de estar - Alessandra Okasaki (PR)

Consiste na arte e técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
Os cursos de design de interiores tem duração média de 18 a 24 meses.
Bacharel é o título concedido após quatro anos de curso em IES.
Tecnólogo é o título dado ao profissional que fez um Curso Superior de Graduação Tecnológica em IES (Instituição de Ensino Superior).
Esse profissional por sua vez pode seguir nos estudos fazendo cursos de Pós - graduação Latu senso (especialização); MBA (especialização) e Strictu Senso (mestrado).
Técnico é o título dado ao profissional que terminou o Ensino Médio Técnico. Esse título é usado exclusivamente a esse profissional que, ao contrário do tecnólogo que é Diplomado, é Certificado. Para esse profissional receber o título de tecnólogo terá de fazer um curso superior de graduação tecnológica em alguma IES.
O salário médio de um profissional desta área é de R$ 2.250,00, depois de formado.




Portais de referência da profissão





0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Volte sempre.

Contador de visitas