terça-feira, 10 de julho de 2012

Arquitetos Famosos - Frank Wright


Frank Wright


"Um edifício bom não é aquele que fere a paisagem, mas aquele que faz a paisagem mais bonita do que era antes da construção do edifício."

Frank Lloyd Wright (Richland Center, 8 de junho de 1867 — Phoenix, 9 de abril de1959) foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.
Foi a figura chave da arquitetura orgânica, exemplificada pela casa da cascata, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International Style Europeu. Foi o lider da Prairie School, movimento da arquitetura ao qual pertencem os projetos da Robie House e a Westcott House, e também desenvolveu o conceito de Usonian home, do qual a Rosenbaum House é um exemplo. Sua obra inclui exemplos originais e inovativos de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hotéis e museus. Frequentemente detalhava também os elementos a serem empregados no interior de suas construções, tais como mobília e vitrais.
Wright escreveu vinte livros, muitos artigos, era um palestrante popular nos Estados Unidos e Europa e grandemente reconhecido ainda em vida. Cheia de acontecimentos dramáticos, frequentemente fatos de sua vida pessoal apareciam nas manchetes dos jornais, dentre os quais os mais notáveis foram o incêndio e assassinatos de 1914 em sua residência de verão, Taliesin East. O American Institute of Architects postumamente conferiu a Wright em 1991 o título de "Maior arquiteto americano de todos os tempos.


Museu Solomon R. Guggenheim


O Museu Solomon R. Guggenheim é mantido pela Fundação Solomon R. Guggenheim na cidade de Nova Iorque. Seu nome é em homenagem a Solomon Robert Guggenheim, criador da fundação e deste museu. Recentemente, numa política de expansão foram criados o Museu Guggenheim Bilbao, o Guggenheim Hermitage Museum em Las Vegas, o Deutsche Guggenheim em Berlim e a Coleção Peggy Guggenheim em Veneza estando prevista a construção de um novo pólo em Abu Dhabi,que será o maior museu da fundação americana,projectado pelo arquitecto Frank Gehry.
O projeto arquitetônico do museu original em Nova Iorque é do importante arquiteto americano Frank Lloyd Wright e é famoso pelas linhas curvas da fachada,representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica. O museu abriga importante coleção de arte moderna amealhadas pelo seu fundador e sua sobrinha Peggy Guggenheim no começo do século XX com um incalculável valor artístico e monetário.



Johnson Wax Building



Johnson Wax Building, também conhecido como Johnson Wax Headquarters, é a sede mundial da administração da S.C. Johnson & Son, Inc. em Racine Wisconsin. O edifício foi projetado entre 1936 e 1939 pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright, contratado pelo presidente da companhia, Herbert F. Johnson. Em 1976 foi tombado pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos recebendo a designação Administration Building and Research Tower, S.C. Johnson and Son.

Child of the Sun


Child of the Sun é a denominação de um grupo de edifícios situados no campus do Florida Southern College em Lakeland, Florida, projetados pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright entre 1941 e 1958. Os prédios fazem parte da listas de lugares históricos nos Estados Unidos, e juntos formam uma das maiores coleções de prédios construídos pelo arquiteto em um só local. Outro grande conjunto aquele situado no Oak Park Historic District. Os edifícios que fazem parte do Child of the Sun são:


Annie Pfeiffer Chapel, primeiro prédio terminado, 1941
Seminars, Hoje centro de boslasa de estudos e tesouraria, 1941
Buckner Building, originalmente Roux Library, 1946
Watson Fine Building, Edifício da administração, 1949
Water Dome - parcialmente construido em 1949, terminado e restaurado em 2007 segundo projeto original de Wright.
Danforth Chapel - 1955
Ordway Building, originalmente denominado Industrial Arts Building, 1952
Polk County Science Building, conhecido como Polk Science pelos estudantes, 1958
The Esplanades, em restauração.



Casa da Cascata





Considerada uma das mais famosas casas do mundo, a Casa da Cascata (em inglês: Fallingwater house) ou Casa Kaufmann (nome da família de seu primeiro proprietário) é uma residência localizada 50 milhas a sudeste de Pittsburgh, em Bear Run, na Estrada Rural 1, secção Mill Run de Stewart Township, Condado de Fayette, nas Laurel Highlands dos Montes Allegheny, Estado da Pensilvânia, Estados Unidos da América

  


O edifício foi desenhado em 1934 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitectura moderna no seu país, e construída em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. No entanto, a sua principal característica é o facto de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitectónica. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.



O edifício foi desenhado em 1934 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitectura moderna no seu país, e construída em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. No entanto, a sua principal característica é o facto de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitectónica. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.



O proprietário era o homem de negócios Edgar Kaufmann Sr., cujo filho Edgar Jr. fora aluno de arquitectura de Wright. Foi construída no meio dum bosque, no interior duma propriedade da família. Originalmente utilizada como residência de veraneio da família, a casa hoje é um museu.

Frank Lloyd Wright Home and Studio


Frank Lloyd Wright Home and Studio na Chicago Avenue, 951 em Oak Park, Illinois, é a denominação pela qual são conhecidos a primeira casa e estúdio do arquitetoamericano Frank Lloyd Wright. O edifício foi restaurado pelo Frank Lloyd Wright Preservation Trust para o projeto original de 1909, o úlmo ano em que Frank Lloyd Wright lá morou com sua família. Frank Lloyd Wright comprou a propriedade e construiu a casa em 1889 com um empréstimo de cinco mil dólares de Louis Sullivan, seu patrão na epoca. Wright tine 22 anos e acabara de casar-se com Catherine Tobin. Os Wright criaram seus seis filhos nesta casa. O edifício entrou no registro americano de lugares históricos National Register of Historic Places em 1972 e foi declarado marco histórico dos Estados Unidos, National Historic Landmark, quatro anos mais tarde.

Frederick C. Robie House



Frederick C. Robie House é uma casa tombada pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos localizada na 5757, S. Woodlawn Avenues, no subúrbio denominado Hyde Park ao sul de Chicago, Illinois. Foi projetada e construída entre 1908 e 1909 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright e é reconhecida como o melhor exemplo se suas obras do período da Prairie School, o primeiro estilo arquitetônico genuinamente americano. Foi designada como marco histórico americano, em inglês National Historic Landmark, no dia 27 de novembro de 1963 e estava relacionada na primeira lista do National Register of Historic Places dos Estados Unidos, divulgada em 15 de outubro de 1966.

Westcott House


Westcott House é uma casa tombada pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos localizada em Springfield, Ohio. Foi construída em 1908 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright para Burton J. Westcott. É a única obra de Wright, projetada no período da Prairie School, existente neste estado dos Estados Unidos. Foi designada como marco histórico americano, em inglês, National Historic Landmark, no dia 24 de julho de 1974.

Rosenbaum House


 Vista do jadim e fachada da Rosenbaum House


Rosenbaum House é uma residência projetada pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright e construída para Stanley e Mildred Rosenbaum em Florence, Alabama. É um conhecido exemplar de seu conceito Usonian house, o único edifício de Wright no estado do Alabama, e é uma das 26 casas usonianas anteriores à Segunda Guerra Mundial. John Sergeant, especialista no trabalho de Wright a considera como "o mais puro exemplo de usoniano"

Taliesin East


Taliesin East era a residência de verão do arquiteto americano Frank Lloyd Wright, em Spring Green, Wisconsin. Wright começou a construir a casa em 1911, após deixar sua primeira esposa, Catherine Tobin, e sua casa e estúdio em Oak Park, Illinois, em 1909. O motivação por trás da partida de Wright era seu caso com Mamah Borthwick Cheney, ex-esposa de um de seus clientes, Edwin Cheney. Sua residência de inverno, Taliesin West, fica em Scottsdale, Arizona.

The Illinois





O The Illinois foi um arranha-céu planejado por Frank Lloyd Wright em 1956, mas que nunca saiu do papel. Caso tivesse sido construído, o arranha-céu teria 1 731 metros de altura e 528 andares, e seria facilmente a estrutura mais alta do mundo.



The French Cinematheque




The Dancing HOUSE





The FISH




0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Volte sempre.

Contador de visitas