sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arquitetos Famosos - Jean Nouvel


Jean Nouvel


Jean Nouvel (12 de agosto de 1945) é um arquiteto francês. Nouvel estudou na École des Beaux-Arts em Paris e foi um membro fundador da Mars 1976 e Syndicat de l'Architecture. Ele obteve um número de distinções de prestígio, ao longo de sua carreira, incluindo o Prémio Aga Khan para a Arquitectura (tecnicamente, o prêmio foi concedido para o Institut du Monde Arabe que Nouvel concebido), o Wolf Prize in Arts em 2005 eo Pritzker Prêmio em 2008.Uma série de museus e centros de arquitetura apresentaram retrospectivas de sua obra.
       
“Eu introduzo a arte na arquitetura e a arquitetura na cidade” 
                                                                            
Carreira:

  • 1966: primeiro lugar no exame de ingresso de École des Beaux-Arts (ENSBA), Paris.
  • 1970: Abre a primeira agência com François Seigneur.
  • 1971: Obtém o diploma DPLG (Diplôme par le Gouvernement)
  • 1976: Co-fundador do movimento Mars 1976 dos arquitetos franceses.
  • 1979: Co-fundador do Syndicat de l'Architecture e um dos principais organizadores da consulta internacional para reformulação de Les Halles em Paris.
  • 1980: Fundador e diretor artístico da Bienale d'Architecture no âmbito da bienal de Paris de 1980.
  • 1983: Ganha o título de Chevaulier des Arts et Lettres.Medalha de prata da Académie d'Architecture. Doutor Honoris Causa Universidade de Buenos Aires.
  • 1987: Ganha o Grand Prix d'Architecture.Menção honrosa, Prêmio Aga Khan.Recebe o Équerre d'Argent pelo Institut du Monde Arabe.Prêmio de melhor construção francesa.Criador do Ano, Salon du Meuble,Paris.
  • 1988: “Jean Nouvel, Emmanuel Cattani et Associés” (até 1994).
  • 1989: Premio Aga Khan de Arquitetura pelo Instituto del Mundo Árabe.
  • 1990: Prêmio de recorde arquitetônico pelo hotel Sain James.
  • 1993: Vice-presidente do Institut Français d'Architecture.Ganha o título de Chevalier de L'Ordre du Mérrite.
  • 1995: Honorary Fellow, RIBA.
  • 1997: foi nomeado Comendador da Ordem das Artes e das Letras. Ele também é um Chevalier da Légion d'honneur.
  • 2005: Premio Wolf
  • 2008: Premio Pritzker



O francês Jean Nouvel recebeu o prêmio Pritzker, o mais prestigiado da arquitetura mundial, tornando-se o segundo arquiteto francês a levar o prêmio.



Nouvel teve uma carreira rápida e feliz. Ele estudou na Escola de Belas Artes de Paris no período das revoltas estudantis de 1968, e após um período mais acadêmico ele adotou a tendência pós-moderna dos anos 1970. Ele ficou famoso internacionalmente ao projetar o edifício do Instituto do Mundo Árabe em Paris em 1987.




Para as janelas com face para o sul Nouvel projetou um sofisticado sistema de controle da luz solar inspirado no muxarabi árabe.

Nimes – Conjunto Habitacional Nemausus – 1987




O conjunto Habitacional Nemausus foi terminado em 1987. Foram utilizadas peças metálicas industrializadas, como alumínio nas escadas ao ar livre, visando baratear o custo de construção. Os apartamentos foram projetados o mais amplos possível e para isso as áreas comuns foram reduzidas às caixas de escada e aos halls. O projeto também apresenta uma grande variação do tipo de apartamento: são 114 apartamentos em 70 tipos de arranjo de planta, contendo tipologias como 1 quarto/studio, apartamentos com mezaninos, apartamentos triplex, etc.

Mediapark – Cologne – Germany – 1990


Foto por vividBreezeFlickr

Projeto ganhador do concurso, foi construído entre 1998 e 2001. Tem uma área total de 44.000 m² e uma área útil de 36.000 m². O programa previu um edifício de uso múltiplo com unidades residenciais, lojas, escola, centro de conferências, torre de escritórios e hotel.

Tours, França – Centro de Confêrencias – 1993

 Foto por banlon1964, Flickr

Foto por yoancitooooo, Flickr

Inaugurado em 1993, o edifício tem uma área total de 35.000 m² e uma área útil de 22.000 m². Tem um auditório com 2.000 lugares, outro com 700 lugares e um terceiro com 350 lugares e ainda um restaurante com capacidade para 800 pessoas. O espaço para exposições abriga 120 stands.

Paris – Fundação Cartier – 1994



A Fundação Cartier de Arte Contemporanea no Boulevard Raspail em Paris é um bom exemplo de como Nouvel tenta arduamente fazer com que um grande edifício pareça menor, através de truques e jogos de luz. Essa galeria de arte, combinada com modernos escritórios acessíveis por elevadores no hall principal, compreende um conjunto de espaços colocados ao redor de um carvalho do Líbano de 200 anos, que foi integralmente conservado.

Foto por jiffyj2000Flickr

Fazer com que o exterior “apareça” no interior é uma das grandes preocupações projetuais de Jean Nouvel. Transparência é uma de suas palavras-chave. Paradoxo é outra. Sempre ele brinca com a idéia de edifícios que parecem se desmaterializar no espaço, uma brincadeira de esconde-esconde com quem se aproxima deles.

Loja Lafayette – Berlim – 1995


Foto por europeoFlickr

Inaugurada em 1996 o edifício tem uma área total de 40.000 m². É uma loja de departamento integrada a um edifício que contém ainda uma casa de espetáculos, escritórios, habitações e garagem para estacionamento de veículos.

Ampliação do Museu Rainha Sofia – Madri – 1999

Foto por poio, Flickr

Foto por los mininos



Este edifício foi terminado em 2005, e possui uma área total de 23.800m² e uma área útil de 21.500 m². O programa previa a extensão e renovação do museu existente, a construção de duas salas para exposições temporárias, um auditório de 500 lugares, biblioteca, café, restaurante e escritórios para a administração.

Museu do Cais Branly – Paris


Foto por Inhabitat


Foto por New York Times 


Branly é um museu de arte Africana, da Oceania e de Ameríndios. O projeto participou do concurso realizado em 1999, tendo ganho o primeiro prêmio. Os estudos foram realizados entre 2000 e 2002 e as obras terminaram em Junho de 2006. O edifício tem uma área total de 76.500m² e uma área útil de 40.660 m². O terreno tem 25.100 m².


O programa era bastante complexo e compreendeu espaço para coleções, um mezanino para multimidia, biblioteca de midia, local para exibições permanentes e temporárias, sala de leitura com 220 lugares, um teatro de arena, e escritórios para administração entre outros.

Centro Cultural e de - Lucerne – Suiça – 2000


Foto por New York Times

O trabalho de Nouvel não pode ser reduzido a um determinado estilo. A sua obra prima que é o Centro Cultural e de Eventos às margéns do lago em Lucerne, Suiça, pode ser comparada a rigorosa arquitetura de Mies van der Rohe, enquanto que o Museu do Cais de Branly em Paris é uma espécie de “matraca” (objeto de madeira para fazer sons) arquitetônica.

Torre Agbar – Barcelona – 2000/2005



Foto por Douzieme, Flickr


Construído entre 2000 e 2005, a Torre Agbar abriga a sede da companhia de abastecimento de água de Barcelona. Nouvel diz que sua inspiração para a forma foram os geisers, mas o edifício de fato tem um formato claramente fálico, notado por todos que o vêem.


O exterior da torre é uma complexa superfície de painéis de metal colorido fechados por uma trama de painéis de vidro basculantes presas com pontos cerâmicos. Isso faz com que o metal pareça estar um pouco desfocado e líquido.



Jean Nouvel disse a respeito da torre: “Isso não é uma torre, um arranha-céu, no sentido Americano do termo. É mais uma “aparição”, crescendo de forma singular no centro de uma cidade geralmente calma. Diferentemente de delicadas antenas ou torres sineiras que normalmente aparecem no horizonte de cidades predominantemente horizontais, a torre é uma massa fluida que queima a partir do chão, como um geiser sobre calculada e permanente pressão.

Edifício Andel – Praga – República Tcheca – 2001


Museu Guggenheim – Rio de Janeiro – 2002




vista do hall de entrada  

uma parte do edifício seria coberta por água  

salão de exposições

O edifício não foi construído e a intenção de construí-lo causou muita polêmica, principalmente porque seu custo foi orçado em 120 milhões de dólares. O projeto tem uma área total de 23.000 m², e seu programa é semelhante ao de um museu de arte contemporânea.


Projetos recentes não ainda construídos.


Cidade Gazprom, São Peterburgo, Rússia, 2006


Edifício de apartamentos – Nova York – 2007



Museu Louvre de Abu Dhabi – Emirados Árabes – 2007





Torre de Vidro “Tour de Verre”, Nova York, 2007


Nouvel atualmente está detalhando o projeto acima, a Torre de Vidro, um edifício de 75 andares que será construído ao lado do Museu de Arte Moderna de Nova York.


0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Volte sempre.

Contador de visitas