sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arquitetos Famosos - Tadao Ando


Tadao Ando


Tadao Ando, (Osaca, 13 de Setembro de 1941) é um arquiteto japonês, professor emérito da Universidade de Tóquio.
Foi premiado em 1995 com o Prémio Pritzker (a maior distinção formal para um arquiteto), doando os cem mil dólares do prêmio para os órfãos do Terremoto de Kobe.
Uma das especificidades de Tadao Ando é que ele não recebeu nenhuma qualificação formal (estudos universitários) para exercer Arquitetura. Tendo trabalhado como caminhoneiro e lutador de boxe, autodidata, passou a estudar por sua conta Arquitetura, tendo viajado pela Europa e pela América do Norte para aprofundar os seus conhecimentos na área.
Finalmente em 1969, Ando funda a firma Tadao Ando Architects & Associates. Trabalhando na sua cidade natal de Osaka, o trabalho do autodidata chama, então, a atenção da crítica, dando um empurrão para uma carreira que viria a ser premiada em 1995 com o Prémio Pritzker.

  • Prêmio anual Row House, Sumiyoshi, Instituto de Arquitetura do Japão, 1979
  • Cultural Design Prize Rokko Housing One and Two, Japão, 1983
  • Medalha Alvar Aalto, Associação Finlandesa de Arquitetos, 1985
  • Medalha de Ouro de Arquitetura, Academia Francesa de Arquitetura, 1989
  • Prêmio de Arquitetura Carlsberg, Dinamarca, 1992
  • Prêmio da Academia de Arte do Japão, Japão, 1993
  • Prêmio Pritzker, 1995
  • Chevalier de l’Ordre des Arts et des LettresFrança, 1995
  • Praemium Imperiale First “FRATE SOLE” Prêmio em Arquitetura, Associação de Arte do Japão, 1996
  • Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres, França, 1997
  • Medalha de Ouro Real, Instituto Real Britânico de Arquitetos(RIBA), 1997
  • AIA Gold Medal, Instituto Americano de Arquitetos (AIA), 2002


Azuma House

Em um núcleo urbano denso de Osaka, Ando inseriu uma simples residência de concreto estreito retangular. Com espaços de acompanhamento de um pátio interior, há uma tentativa de devolver o "contato com a luz, ar, chuva, e outros elementos naturais" para os japoneses, um estilo de vida. "Além de fornecer luz e servindo como ponto focal da vida familiar, este pequeno pátio é uma entidade espacial que tenta compensar o reduzido espaço físico." Ele tenta restabelecer um modelo tradicional, usando um vocabulário moderno.





"Em sua composição simples, mas rica espacialmante, em sua expressão de gabinete e na forma de luz dá um caráter de vida diária. Esta casa encapsula, uma imagem da minha arquitetura."

Tadao Ando


Westin Awaji Island Hotel


La Collezione












Collezione é uma coleção de boutiques independentes, galerias, um clube de exercício e uma residência, realizada em conjunto em uma malha de concreto simples, de formas interligadas: duas caixas retangulares em um pequeno ângulo entre si, com um cilindro de bloqueio e um cubo.
Os espaços complexos criados pela interligação das formas simples cria um labirinto de vias de circulação, destinados a ser dramático e desafiador. 





Hyogo Prefectural Museum of Art



Localizado à beira-mar no Kobe entre a Cordilheira Rokko para o norte e o Seto Inland Sea e Porto de Kobe, ao sul, o museu foi planejado integralmente com o Waterfront Plaza Kobe como parte do esquema de reconstrução após o terremoto de Kobe em 1995 que destruiu grande parte da cidade e levou muitas vidas.
Desenhado por Tadao Ando, ​​um arquiteto que estou começando a apreciar mais e mais. O Museu de Hyogo é em muitos aspectos semelhante ao museu Fort Worth que ele começou a construir em torno do mesmo tempo. 






O museu foi construído em torno de três secções quase idênticos. O centro de cada seção é uma escada, apesar de cada escada ser diferente. 



O Museu é composto por três volumes retangulares que ficam paralelos um ao outro em uma plataforma de base de granito branco, o que intensifica através de uma série de escadas, rampas e grandes praças a partir da Plaza Waterfront. Os volumes retangulares são orientados longitudinalmente ao longo de um norte- eixo sul e são separadas por praças exteriores que permitem vistas emolduradas em direção às montanhas e paisagem urbana Kobe e na direção oposta para o mar



No lado do mar os volumes retangulares são mais abertos com os planos concretos de lajes telhados salientes formando uma cobertura de proteção para um espaço ao ar livre e as suas fachadas transparentes parede de cortina. Em contraste, o 'traseiro', orientado para o trânsito da cidade e de veículos, é menos acolhedora vestido com uma pele de metal escuro.




Cada um dos volumes inclui outro volume de concreto contendo as galerias de exposições temporárias e permanentes, auditório e espaços de estúdio. Entre os dois volumes são as áreas de circulação e de repouso que são animados pela luz e sombra.






Museu de Arte Moderna de Fort Worth


O Museu está localizado dentro de um parque municipal que compõe o Distrito Cultural em Fort Worth. Dentro desta área está situado em frente o Museu Kimball desenhado por Louis I. Kahn e perto do Amon Carter Museum por Philip Johnson.



O museu é constituído por cinco volumes retangulares, três curtos e dois de comprimento, dispostos paralelamente uns aos outros, cada uma composta por uma estrutura de membrana dupla de vidro e concreto. Os dois volumes retangulares contém a entrada do museu, lobby de entrada, auditório e loja de varejo. Uma elíptica em forma projeta o volume de um dos volumes mais retangulares, que contém um café e restaurante. A partir deste espaço comensais têm uma vista espetacular dos três menores volumes retangulares que contém as galerias de exposição e o espelho d'água que espelha e reflete todo o edifício.






Vitra Seminar House, Germany





Rokko Residential Conjunction, Kobe, Japan




Langen Foundation, Neuss, Germany




Atelier in Oyodo, Osaka, Japan




Modern Art Museum of Forth Worth, USA




The Pulitzer Foundation for the Arts, St Louis, USA





Armani World Headquarters, Milão, Itália






Church on Water













"Como um arquiteto você tem que fazer o seu melhor trabalho para qualquer projeto, mas para mim a coisa mais gratificante é quando a arquitetura pode fazer algo para tornar a vida das pessoas melhores, para inspirá-los."







                                                            
                                                      
                                                                             




0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Volte sempre.

Contador de visitas