Catedral de Notre Dame, em Paris
Para dar suporte à tamanha grandeza, surgiram inovações arquitetônicas, como os arcobotantes, que escoravam as altas paredes externamente para liberar o interior da igreja; colunas nervuradas mais delicadas e capazes de suportar maior peso; arcos ogivais responsáveis pela elevação vertical da construção e pela distribuição do peso das abóbadas em vários pontos simultaneamente. Na decoração interna, destacam-se rosáceas e vitrais muito coloridos e trabalhados, que causam um mágico efeito de luzes, cores e sombras.
Catedral de Notre Dame, em Paris
Os castelos também se destacam no panorama da arquitetura medieval. Grandes e imponentes, eles visavam garantir segurança aos nobres senhores feudais, diante das constantes guerras que assolavam a Europa naquele período. Tinham grossas muralhas e torres de vigia com aberturas para seus arqueiros atirarem em defesa, quando fosse necessário.
O Castelo de Saumur é um palácio fortificado francês que se encontra na comuna de Saumur, entre Nantes e Tours, no Departamento de Maine-et-Loire. Ergue-se num plataldo perto da confluência dos rios Loire e Thouet. Construção: Início da Idade Média, por volta do século V
Esta jóia da arquitetura renascentista na França, é considerada a mais bela do Loire . Como Blois, o castelo de Chambord está situado no departamento francês de Loir-et-Cher, nas margens do Loire. Construção: Período de transição de Idade Média para Moderna. (Renascentismo)
0 comentários:
Postar um comentário
Agradecemos por sua participação. Volte sempre.